3 de setembro de 2007

Wake me up

Uma capa de pedra fosca cobre meu coração. Eu sou uma grande mentira sem graça que o mundo resolveu contar porque não tinha mais nada pra fazer. Eu sou uma fraude. Não olhe pra mim. os espertos sabem do que eles não gostam. E por isso eles ficam longe. Porque assim eles podem não cair em armadilhas. Eu não sou esperta. Nem você. – pensou Alice consigo mesma.

Se eu me curvar para frente e tocar os meus pés, ficarei em formato de circulo e assim a energia que habita o meu corpo se moverá como uma roda de material reciclável e eu tenho certeza que em poucos minutos eu ficaria verde e apodrecida. Por isso não há motivos para tocar meus pés. Eu não enganaria mais ninguém sobre a minha idade e as minhas intenções.

Existe algo dentro de mim que é muito sujo, mas ainda não descobri o que é. Talvez seja você. Talvez seja minha própria vida, ou a sua. Talvez eu tenha câncer.- pensou Alice consigo mesma, olhando nos olhos de seu leitor.

A lua hoje é um carvão em brasa pela metade: meio vermelha meio inexistente. Tenho medo de ficar assim... meio vermelha, meio inexistente. Qual parte de mim ainda existe?- perguntou-se Alice.- ah! Já sei! A que queima! Essa daqui! – e tocou a barriga na altura do estômago.

A questão não é crescer ou diminuir, Lewis. A questão é tocar as coisas ou não tocar. A alma das coisas. A minha grande angustia deveria ser não ter mãos para pegar qualquer coisa. Ou ter mãos demais e não saber o que pegar... digo melhor: a minha grande angustia deveria ser não ter tato em certos momentos, e em outros tê-lo de forma tão aguçada que qualquer toque faria meu coração parar e vomitar.- confessou Alice em altos brados durante uma discussão calorosa com seu criador.

Alice anda por uma longa estrada fina e perfeitamente reta de tijolos amarelos. Horizonte de um lado e de outro. De repente, surge o gato inglês.

Gato inglês – pra onde está indo?

Alice – eu sigo o caminho.

Gato inglês - que caminho?

Alice – ora... Esse, bem aqui. (e bate os pés para indicar o caminho)

Gato inglês – não há caminho algum.

Alice – não é possível que não veja.

Gato inglês – essa estrada?! Sim, eu vejo essa estrada...

Alice – então...

Gato inglês – ela é cumprida demais para se chegar ao final.

Alice – mais ainda assim é um caminho!

Gato inglês – não, não é. Um caminho pelo qual não se pode atingir o seu destino não é um caminho, é um passatempo.

Alice - ...

Gato inglês – pode-se dizer que você anda, mas não minta dizendo que vai a algum lugar.

Alice – então... que caminho devo eu tomar?

Gato inglês – ora, depende de onde quer chegar.

Alice, chorosa – mas eu não sei onde quero chegar!

Gato inglês –então não tome caminho algum.

Alice –nenhum caminho?

Gato inglês – nenhum caminho.

Alice – e o que faço eu então?

Gato inglês – sente-se para não se cansar.

Alice – eu quero ir pra minha casa. Que direção devo tomar?

Gato inglês – em frente.

Alice – mas estava indo em frente quando me disse que esse não era um caminho!

Gato inglês – continua não sendo um caminho...

Alice – não entendo. Os tijolos amarelos seguem em frente, e só. Se minha casa fica nessa direção, não há como esse não ser um caminho.

Gato inglês – não é um caminho.

Alice – mas leva a minha casa.

Gato inglês – leva.

Alice – você é louco.

Gatos ingleses – sim, sou. E você é mentirosa.

Alice – quando eu menti?

Gato inglês – quando me disse que ia a algum lugar.

Alice – eu não disse não. Disse apenas que seguia o caminho.

Gato inglês – como vê...

Alice – ora, isso não é uma mentira!

Gato inglês – pois como não, se não há caminho algum?

(Alice pensa. Coça a cabeça. Olha pra baixo)

Alice – bem... e que caminho você vai tomar?

Gato inglês – eu não tomo caminhos.

Alice – certo... então, que caminho as pessoas desse lugar tomam quando querem ir a algum outro lugar?

Gatos ingleses – todos aqui já desistiram de tomar caminhos.

Alice – isso não é possível! Então o que eles fazem?

Gato inglês – (cantarola)

Alice – você não me ouviu?! O que eles fazer?

Gato inglês – essa foi a pergunta mais estúpida que eu já ouvi.

( Alice chora)

Alice – oh, céus! Eu vou ficar aqui pra sempre!

Gato inglês – e haveria de ser diferente? Estão todos aqui pra sempre.

Alice – e como chegaram aqui?

Gato inglês – essa foi a segunda pergunta mais estúpida que eu já ouvi.

Alice – como chegaram?

Gato inglês – não chegaram.

Nenhum comentário: