11 de setembro de 2008

Não se pode querer dominar tudo o tempo todo.

As coisas acontecem para além da minha compreensão e prazer. Elas apenas vão acontecendo.

Queria te dizer que muito pouco eu havia planejado antes de te encontrar e que hoje posso me acalmar em pensar que mesmo que eu quisesse, eu não teria culpa alguma, e tampouco você.

Pode ser escapismo da minha parte (pois sei que assim sou, e que devo cuidar para não cair no fracasso que vai de encontro aos fracos em um ou outro momento de suas vidas), mas sinto verdadeiramente que pouco controlo de mim, e nada dos outros, e nada do mundo. Prefiro então nem pensar. Deixar a vida seguir como uma dança improvisatória, uma dramaturgia conjunta e cooperativa. Com cuidado para não machucar o colega, atento, esperto, e sem meias, para não escorregar no chão.

Pouco sei sobre meu próprio corpo e já queria eu, coitada, dizer como o teu deve se comportar... brincando de banco imobiliário não se chega muito longe. Eu sei. Eu não cheguei. Por isso eu parei de brincar.

Qualquer um, e até você que eu tanto amo, pode me xingar e brigar comigo e dizer que nunca mais quer me ver. Não me veja. Não me chame, pois. Tenho eu de me ver, tenho eu de me entender, tenho eu de me conquistar. E o que eu perco e o que eu ganho não pode ser a soma de uma série de reclusões espasmáticas ou de covardias seculares.

Esse é o meu tratado para com o mundo e para com as pessoas que eu amo. Cuidarei para que minhas sementes sejam sempre boas, mas nunca poderei garantir que delas crescerão grandes mangueiras. E se crescerem, seus frutos podem não ser tão gordos e seus galhos fortes. Não desistirei, porém, nunca, de cuidar das sementes.

Quero sair pra ver o mar. Vou me banhar na causalidade que a vida me oferece. Talvez lá, limpa, eu encontre o meu desgosto e o meu prazer, e possa, finalmente, separar o melhor para dar à você.

Um comentário:

Anônimo disse...

às vezes eu também imgino a gente numa sala completamente escura. Uma escuridão à qual meu olhos nunca se habituam.Vc fala os seus textos e fuma e o seu cigarro é a única coisa que eu consigo enxergar.A sua voz é firme, clara e mais algumas outras coisas e eu fico imaginando a expressão do seu rosto.